O reconhecimento da Randon no cenário nacional possibilitou que a empresa buscasse novos conhecimentos, assim Raul Randon realizou uma viagem a Europa onde participou da Feira de Milão, uma das mais importantes do setor de implementos para o transporte. A viagem de Raul ampliou sua visão de mercado, tanto que, em 1972 ocorre a primeira exportação da empresa, para a Cooperativa Nacional de Productores de Leche – Conaprole, do Uruguai. Com o aumento das vendas dos produtos Randon, houve a necessidade de construir novas instalações que comportassem as demandas do mercado.

     Em 1974 eram inauguradas as novas instalações da Randon S.A. Indústria de Implementos para o Transporte, juntamente com o lançamento do veículo fora-de-estrada RK-424, produto desenvolvido de uma associação da Randon com a empresa Kockum da Suécia. Esse foi o primeiro veículo automotor a ser montado no Rio Grande do Sul-Brasil.

     Durante essa década foram abertas filiais e escritórios em diferentes partes do país. A Randon realizou a exportação de 1.005 semirreboques para Argélia na África. Logo iniciou suas atividades no Oriente Médio, em pouco tempo mais de dois mil produtos Randon rodavam por dia, pelas rotas do deserto do Saara.

     A criação da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos empregados das Empresas Randon - Cooperando, foi constituída com a filosofia de incentivar à educação cooperativa e financeira dos seus associados, por meio da ajuda mútua. Após 4 meses de sua fundação possuía 665 associados e em um ano já havia realizado 400 empréstimos.

    Os anos 70 consolidaram a marca Randon, que ficou conhecida mundialmente, pela genialidade de Hercílio, o empreendedorismo de Raul e a motivação de sua equipe de trabalho.

 

Imagens: Acervo Memorial Randon / Créditos: Studio Geremia, Scalco Magrão, Tomazoni Caxias.

VOLTAR PARA O TOPO